segunda-feira, 23 de maio de 2011

Azia

Acho que tenho azia há mais de um mês, mas só recentemente soube que a dor que sinto na boca do estômago não é fome, e sim, azia. Tratei esta dor equivocadamente até agora: comendo. Pois, enquanto como, não sinto dor. Mas o ardor recomeça minutos depois de comer. E, então, tenho que comer a toda a hora! Claro que isso não é possível...
Uma explicação que encontrei para a azia durante a gravidez é o aumento da progesterona.
"Durante a gravidez, a placenta produz o hormônio progesterona, que relaxa os músculos lisos do útero. Esse hormônio também relaxa a válvula que separa o esôfago do estômago, e os ácidos gástricos que participam da digestão acabam subindo pelo esôfago, causando a sensação desconfortável de azia. A progesterona também diminui o ritmo das contrações naturais do estômago, deixando a digestão em geral mais lenta."
A má notícia é que a azia só passa após o nascimento do bebê. A esperança é que com a suspensão dos medicamentos (progesterona), o sintoma da azia melhore. Pensei em mandar um torpedo pedindo a suspensão da progesterona oral, mas hoje fui a um happy hour com ex-colegas de trabalho e cheguei tarde em casa. Acabei não mandando torpedo nenhum. Estou cansada e com sono, mas ainda tenho de tomar banho antes de dormir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recadinho!