quarta-feira, 30 de março de 2011

CGHa, mais uma novidade

Ai, quanta novidade!
Ontem, depois de trocar algumas informações em foruns e pesquisar na internet, descobri que há uma técnica relativamente nova de diagnóstico pré-implantacional chamada de CGHa.
"...esta nova técnica (CGH-array ou a-CGH) é mais eficaz, pois é capaz de detectar aneuploidias envolvendo todos os cromossomos em um único teste em uma fase mais adiantada de evolução embrionária, o blastocisto, no 5º dia após a fecundação (120 horas) o que permite a avaliação de um número maior de células (6 a 10 células) e consequentemente obter um resultado mais preciso. O PGD-a-CGH deve ser realizado pela remoção de células embrionárias empregando o uso de um laser que faz uma pequena abertura na região externa do blastocisto, chamada de trofectoderma, por onde se exteriorizam algumas células que são aspiradas delicadamente e encaminhadas ao laboratório de genética. Em 30 horas obtém-se o resultado, possibilitando a transferência embrionária no dia seguinte da realização do procedimento (6º dia de evolução). Esta biópsia pode ser considerada menos invasiva que o PGD-FISH, pois remove somente células da camada externa do embrião, o que implica em uma menor agressão ao futuro bebê."
Logo mandei uma mensagem no celular da enfermeira da clínica, ao que ela me respondeu que poderíamos conversar no dia seguinte. Além das vantagens técnicas, eu vejo ainda a vantagem (para mim) de fazer a transferência só na sexta-feira à tarde, influenciando ainda menos no meu trabalho.
Hoje, enquanto eu dirigia, ela me ligou e passou todos os detalhes, inclusive o preço (bem salgado)! Mas pensei que poderíamos, assim, evitar novos ciclos de FIV (economizando), se investíssemos agora nesta ferramenta. E, assim, decidi fazer a CGHa. Já passei no laborátório para assinar o contrato, já que era caminho para o meu trabalho. Tive vontade de pedir para "ver" os meus embriõeszinhos (alucinação minha), mas resisti. Mesmo porque não iria ver nada (e nem nunca alguém iria permitir uma insanidade dessas).
Lembrei-me de uma frase do José Alencar, ex-vice presidente da República, falecido ontem à tarde: "Seria tolice pensar que algo aconteceu comigo sem que Deus permitisse". Então, resta-nos confiar Nele.

2 comentários:

  1. Olá... Há tempo venho pesquisando em fóruns e blogs, relatos mais detalhados de quem realizou FIV. Ontem encontrei o seu blog e não consegui parar de ler. Ele é ótimo, obrigada por dividir com "estranhos" informações tão preciosas. Tenho minha 1ª FIV programada para meu próximo ciclo (06/08/2013) e são tantas as dúvidas, mas já esclareci várias através dos seus relatos... Em relação a esta postagem, você poderia informar o quanto "salgado" foi o CGHa? Obrigada, e mais uma vez parabéns pela iniciativa com o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Sinceramente, não me recordo do valor. Eu chutaria algo entre 1500 e 2000 reais. Depende da quantidade de embriões a serem analisados. Certamente, não é barato. Sugiro apenas você conversar com o seu médico para avaliar se há vantagem real em fazer CGHa. No meu caso, achei sim que valeu.
      E depois, tendo o meu filho em meus braços, tenho a certeza que tudo valeu a pena... E poderia ter feito mais!
      Desejo sucesso em sua FIV. Estarei na torcida.
      Bjs.

      Excluir

Deixe aqui o seu recadinho!