quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Mudança de hábitos

Mudar um hábito já é muito difícil. Mudar muitos hábitos de uma só vez é praticamente impossível.
Confesso que não sou das mais disciplinadas. Também digo que eu tenho muitos vícios, nenhum muito grave, creio eu, mas que certamente não contribuem para a boa saúde geral, quanto mais de alguém que tem pretensões de engravidar.
Descobri isso na minha primeira consulta à clínica de reprodução. Dr. Arnaldo (esse é o nome do médico) me entregou uma lista de coisas que deveriam ser evitadas: café, comida crua (para quem não tem imunidade à toxoplasmose, bebida alcoolica, comer saladas cruas fora de casa, etc. Uma lista infindável de coisas que faço normalmente. Mas nunca é tarde para mudar, certo? Ainda mais com um propósito que é engravidar e ter um bebê saudável.
Na primeira semana, segui as orientações à risca. Mas já foi muito estranho ir a um happy hour e não beber nem um chop. Na verdade, foi estranho para os outros. Tive que inventar uma desculpa para justificar a minha abstinência: um tratamento com medicamentos que não seriam compatíveis a bebidas alcoolicas. Alguns me olharam torto e devem até ter pensado que eu estaria grávida. Quem me dera!
Café, reduzi para uma xícara por dia. Logo eu que tomava 4 ou 5 espressos diariamente. A copeira me olhou desconfiada, e eu tive que justificar mais uma vez com uma mentira esfarrapada: estou tratando meus dentes.
Sushi e sashimi, nem pensar. Mas fui a um restaurante japonês com o meu marido (não tive que explicar nada a ninguém) e optei pelo rodízio vegetariano: tudo com pepino, cenoura e shitake.

Parei o tratamento dermatológico e adiei os planos para aplicação de laser no rosto.
Outra mudança: pintei os meus cabelos mais escuros, por cima das luzes. Cansei de ser loira, foi a minha explicação.
Ah, os testes que fiz logo em seguida à consulta me revelaram que eu, de fato, não sou imune à toxoplasmose. Revelou também que eu estou com deficiência de vitamina D. Assim, além do ácido fólico (que já tomava há 3 anos), vitaminas C e E (que passei a tomar a partir da minha primeira consulta com o Dr. Arnaldo), também tive que incorporar a vitamina D em minha rotina.
Agora, explicando as minhas explicações: as pessoas estranham quando as mudanças são drásticas. Elas "exigem" uma explicação. E eu, com receio de que elas desconfiem, acabo me justificando. Imagine se os meus colegas, ou pior, o meu gerente fica sabendo das minhas intenções? Este assunto merece um post à parte...
Voltando ao tema das mudanças, não as mantive totalmente, passadas algumas semanas. Voltei a comer saladas cruas em restaurantes, sushi e sashmi, e tenho tomado 2 xícaras de café por dia. Chop, de vez em quando, na primeira semana do ciclo. É claro que durante a gestação, serei muito mais disciplinada, ao menos para bebidas alcoolicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recadinho!