sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A ilusão em torno da amamentação

Nao se iludam: amamentar nem sempre eh facil.
Muitas vezes se vendem a ideia de que amamentar eh natural (de fato eh) e facil. Isso nem sempre eh verdadeiro. Vendem a ideia de que a mulher que nao amamenta eh uma mae desnaturada, preguicosa ou vaidosa. Pode ate haver casos assim, mas vou falar por mim.
Nos primeiros dias, ainda na maternidade, eu nao tinha leite; talvez um pouquinho de colostro que nao dava para nada. Por outro lado, Dudu nao sabia mamar. Nao sabia pegar o peito. Ficamos nesta agonia ate perceberem que ele havia perdido muito peso em pouquissimo tempo. Entao, duas mudancas foram introduzidas: o protetor de seios e a mamadeira como complemento. O primeiro permitiu que o Dudu conseguisse mamar no peito. O segundo permitiu que ele parasse de perder peso. Foram a salvacao. Infelizmente, ha maternidades que nao permitiriam estes produtos e insistiriam na amamentacao exclusiva ao peito. Por isso, escolhi o Einstein, ja sabendo que eles nao sao radicais.
Mas com o tempo, tudo foi melhorando. Ha apenas uma semana eh que o Dudu aprendeu a mamar sem o uso do protetor. Eu tentava de vez em quando ate que ele mamou direto, naturalmente. E a mamadeira, fui reduzindo ate que hoje em dia so precisamos de uma por dia, quando ja nao tenho mais leite no peito e ele continua berrando de fome. Sem neuras, a mamadeira tambem serve em situacoes em que eu nao estou por perto, como na tarde em que deixei o Dudu com a minha mae enquanto eu visitava meu marido no hospital.
Ja tentei ordenhar e armazenar. Mas comigo nao func ionou. Nao tenho excedente de leite a ponto de conseguir armazenar. Uma vez, ordenhei e logo em seguida tive que dar mamadeira com o leite ordenhado porque eu nao tinha mais leite no peito. Foi vantagem nenhuma! Outra vez, tentei ordenhar logo apos a mamada, mas a quantidade foi infima e eu joguei fora o leite ordenhado. Que desperdicio!
E nem sempre amamentar eh facil. As vezes doi muito, o leite empedra, o bico racha...
Faco de tudo para que o Dudu mame ao peito e receba anticorpos. Por isso, sempre insisti. Mas nunca vou julgar alguem que nao tenha conseguido amamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recadinho!