sexta-feira, 2 de março de 2012

Vacinas

Fevereiro passou e eu não postei nada! Mas o Dudu cresce e tem demandado mais de mim. Dorme bem menos durante o dia, me tomando quase todo o tempo. Esta é a minha explicação para o meu sumiço.
Tem pelo menos três assuntos que gostaria de colocar. Um deles, é sobre vacinas. Vamos lá!
Antes de eu ter o Dudu, sabia pouco sobre vacinas. Sabia apenas que havia um calendário de vacinaçōes e que deveríamos também seguir as campanhas de vacinação promovidas pelo governo.
O que tem de descoberta?
Em primeiro lugar, há vacinas solicitadas por pediatras que não estão disponíveis nas campanhas. Então, quem depende da rede pública exclusivamente, toma menos vacinas e está menos protegido.
Em segundo lugar, mesmo contra a mesma doença, as vacinas na rede pública são menos desenvolvidas. Exemplo, contra o rotavírus, existem as vacinas monovalentes (nem sei se esta se encontra disponível na rede pública) e as pentavalentes (contra 5 famílias de rotavírus, disponível somente nas clínicas privadas). Pior o caso da poliomelite cujas gotinhas podem causar a doença porque usam vírus enfraquecido, mas não inativo, nas campanhas públicas do Zé Gotinha! Nas particulares, a vacina é outra, mais segura, há tempo.
Em terceiro lugar, a preservação das vacinas na rede pública é duvidosa. Foi o pediatra que disse.
Por essas e outras, embora eu mesma só tenha tomado as vacinas da rede pública quando criança, decidi que darei todas as vacinas ao Dudu na clínica particular. Superprotecionismo? Sim! Mas se eu tenho condição, por que não? Só lamento pela grande maioria da população.
Dudu vai tomar a vacina de 3 meses amanhã. A que é contra meningite C. Se eu não me engano, é a única que é supostamente igual nas redes pública e privada. Mas tem a questão da preservação... Não vou arriscar.

PS.: acho que quem paga uma pequena (ou grande) fortuna para ter um bebê de proveta, todo o resto parece muito pouco...

4 comentários:

  1. Oi Gabi!
    Que bom que veio dar notícias!!!
    Realmente é uma pena as vacinas nãos erem iguais e todos terem o mesmo direito e acesso!
    mas como você disse, é uma questão de poder escolher e podendo escolher pelo melhor, há de se fazer pelo melhor, né?
    Beijão pra vocês e obrigada por compartilhar!
    Bibi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, esqueci de dizer que é importante os cuidadorers também se vacinarem para evitar contagiar os pequenos. Meu marido e eu tomamos uma vacina tríplice da última vez em que o Dudu se vacinou...

      Bj

      Excluir
  2. Meu Deus! O pediatra do meu filho me disse que a vacina contra meningite, por exemplo, era pra eu dar impreterivelmente na rede pública, porque a rotatividade é maior e há fiscalização intensa quanto à conservação das vacinas... Dei 3 até agora numa clínica particular e ele me orienta quanto a essas escolhas - pública? particular? Ele me deu uma aula sobre isso!
    Afff, cada um orienta de um jeito???
    Bjos
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,
      Pois é... Acho que na medicina e na vida, cada um tem a sua opinião!
      O jeito é confiar e/ou moderar nas opiniões alheias e seguir o seu instinto. De toda a forma, estaremos fazendo o nosso melhor.
      Bjs

      Excluir

Deixe aqui o seu recadinho!