segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Mãozinha

Só porque eu falei, o Dudu resolveu me dar uma mãozinha hoje e colaborar. Dorme tranquilo enquanto eu faço todas as tarefinhas domésticas. Ainda consigo blogar mais, checar e-mails e Facebook... e tirar uma foto da mãozinha linda e fofa dele.
Ao menos isso, posso revelar!

Só não consegui entrar no Photoshop para fazer umas montagens para uns quadros, como eu pretendo. Isso demanda bastante tempo, uma madrugada inteira, talvez. Só que por hora, não estou trocando o sono por nada!

Muita tecnologia e pouco resultado:
Acho que estou sempre brigando com a tecnologia. Reclamo do ipad até descobrir que tem como acentuar; mas tenho que usar o netbook para carregar imagens... E para o Photoshop, devo usar o note que a minha irmã me emprestou (um mais antigo) enquanto estamos sem.

Manuais para bebês

Dizem que bebês não vêm com manual. Claro que é verdade. Mesmo porque bebês são indivíduos e cada um é de um jeito, obviamente. Mas aprendi a dar ouvidos a velhos conselhos e conselhos de especialistas. Nem tudo dá certo, mas vale apena tentar.
Minha avó já avisou no primeiro dia em que viu o Dudu. Que ele não conseguia dormir tranquilo porque tinha espasmos, sustos, e acordava com o próprio movimento dos braços. Então, que seria necessário envolvê-lo. Não dei muita atenção na hora. Depois das primeiras noites sem dormir nem um minuto, já com olheiras profundas, meu marido descobriu na internet dicas de um pediatra americano. E uma delas era fazer um charutinho no bebê, enrolando-o bem apertadinho, com a manta, para ele dormir. E deu certo! Dormiu como um anjo por muitas noites assim. E nós também. Agora, Dudu já se sente incomodado quando se vê tão apertado. Fica mesmo irritado. Acordado, nem pensar em enrolá-lo. Mas ainda prendo os braços dele junto ao corpo, apertando a manta para baixo do tronco dele. Desta forma, os braços não ficam tão livres, mas ainda assim, ele consegue se soltar com certo esforço e não fica tão irritado. Além disso, é mais seguro porque a manta não fIca solta no berço. Esta também foi dica da minha avó.
Há coisas que simplesmente param de funcionar depois de um tempo. Temos que lembrar que o bebê aprende e passa a não ser mais enganado facilmente. Por exemplo, fazer um som de xiiiiii forte o acalmava e cortava o choro. A explicação é de que no útero o som era assim. Mas agora o som é ignorado pelo Dudu e não faz mais efeito algum.
Outra dica dada pela cabelereira do meu marido foi de oferecer um paninho na hora do banho. No primeiro banho em casa ( e na maternidade também), Dudu berrava na banheira. Ele se sentia muito perdido flutuando na água. Então, reduzindo ao mínimo a quantidade de água na banheira e dando um paninho para ele segurar, agora o Dudu curte demais a hora do banho. Acho que nem precisa mais do paninho. Ele estica a perna e a cabeça, se deixar, bate do outro lado da banheira, de tão comprido que ele é.
Por isso, resolvi comprar o livro da Tracy Hogg. Ela é quem defende o método EASY, mencionada pela Lu, uma leitora amiga, se posso chamá-la assim. Porque se antes eu tinha mais tempo entre uma mamada e outra, agora o Dudu não me dá trégua durante o dia. Como ele fica mais acordado, eu não tenho tido muito tempo. Preciso do tempo nos intervalos não para extravagâncias (como blogar), mas para lavar e estender as roupas, lavar a louça, lavar a banheira, tricar a água da garrafa térmica, esterilizar podutos... E até comer e ir ao banheiro. Aliás, tenho comido mal pois não consigo preparar nada, e também tenho prisão de ventre porque não consigo ir ao banheiro quando dá vontade. Banho, só à noite com o meu marido em casa. Precisava saber distrair o Dudu com atividades. Quando ele está acordado, só quer mamar. Dizem que meninos têm mais fome. E ele está numa fase de querer mamar a cada hora. Meu pediatra preconiza a livre demanda, ou seja, amamentá-lo sempre que ele quiser. Mas isso não tem sido fácil. Acho que deve rer um equilíbrio. E acho que é isso que a tal Hogg ensina. O livro deve chegar nesta semana; comprei pela internet.
Ao menos uma coisa melhorou. Meu marido voltou a dormir em nossa cama, o Dudu voltou a dormir no berço e bem. Tenho amamentado ou no sofá da sala de TV, ou no quarto dele nas madrugadas. Confesso que não comprei a poltrona de amamentação porque achava feia; preferi uma cadeira forrada e bonita... Mas que não é tão boa para amamentar.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Babá

Gostaria de esclarecer que não sou contra ter babá. Aliás, minhas irmãs foram criadas com babaás porque a minha mãe sempre trabalhou fora o dia todo e ela optou por babá já que tinha uma prole em casa para ser cuidada. Mas a minha maãe era a dona de seu negócio, então tinha muita flexibilidade de horário. Também tinha ótima condição financeira que lhe permitiu ter não somente a babá, mas uma equipe de empregados domésticos.
Acho que cada caso é um caso. No meu, não acho que ter babá seja a melhor opção. Sou funcionária e tenho que cumprir horários, apesar de ainda ter alguma flexibilidade por conta do meu cargo. Moro longe do trabalho e demoraria uma hora para me deslocar de um lugar ao outro. Não tenho ninguém da família que poderia checar em casa, de vez em quando. Não tenho nenhuma indicação de babá...
Mas quem consegue ter uma babá oara o filho, acho ótimo. O bebê permanece em seu lar, evita contrair muitas doenças, etc.
Agora, sou estritamente contra delegar tudo a babá. Vejo pais que vão ao shopping no fim de semana com a babá empurrando o carrinho do bebê, indo ao restaurante com a babá jantando junto, viajando a um resort com a babá a tiracolo... Acho um exagero. E independe da condição financeira. Conheço um casal bem classe média que mantém duas babás, uma para cada turno. A mãe nunca trocou uma fralda. Depois reclama e chora porque o filho não quer ficar no colo dela, só no colo da babá. Evidente!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Chupeta

Hoje estou mesmo inspirada. Na verdade, com o meu marido em casa o dia todo, em licenca-medica, sinto-me menos cansada. E apesar de ser horrivel escrever no ipad (por causa da falta de acentuacao), aproveito a minha disposicao para postar.
Com mais ou menos 15 dias, ofereci chupeta ao Dudu. Fiquei com receio de que ele fosse ter ainda mais dificuldade de mamar ao peito com a introducao da chupeta. Mas quis arriscar porque achei que nas horas de sono, podera ser util, melhor que chupetar o meu peito toda a hora. Confesso que o Dudu nao gostou da novidade. Ate, a chupeta deve ter funcionado meia duzia de vezes apenas. Ele reclama porque quer o peito mesmo, mesmo que seja para mamar so um pouquinho de leite antes de dormir.
Mas esta semana, numa das noites que estavamos so nos dos na cama, eu dei chupeta e cimecei a nina-lo. Mas acabei domindo antes dele. E quando acordei de madrugada, o rosto dele estava encostado na chupeta. Coitado! Devia estar desconfortavel. Senti-me pessima. Mas, por outro lado, foi sinal de que a chuoeta funcionou e ele nem precisou de mim para dormir.
Ah, hoje trocamos o mobile por um outro mais high tech que projeta imagem e tudo. Mas acho que nao prendeu muito a atencao dele... Tudo para mante-lo no berco, alias, onde ele esta dormindo agora.
Voltando a chuoeta: nao tenham receio de oferecer a chupeta nas horas de sono.

A ilusão em torno da amamentação

Nao se iludam: amamentar nem sempre eh facil.
Muitas vezes se vendem a ideia de que amamentar eh natural (de fato eh) e facil. Isso nem sempre eh verdadeiro. Vendem a ideia de que a mulher que nao amamenta eh uma mae desnaturada, preguicosa ou vaidosa. Pode ate haver casos assim, mas vou falar por mim.
Nos primeiros dias, ainda na maternidade, eu nao tinha leite; talvez um pouquinho de colostro que nao dava para nada. Por outro lado, Dudu nao sabia mamar. Nao sabia pegar o peito. Ficamos nesta agonia ate perceberem que ele havia perdido muito peso em pouquissimo tempo. Entao, duas mudancas foram introduzidas: o protetor de seios e a mamadeira como complemento. O primeiro permitiu que o Dudu conseguisse mamar no peito. O segundo permitiu que ele parasse de perder peso. Foram a salvacao. Infelizmente, ha maternidades que nao permitiriam estes produtos e insistiriam na amamentacao exclusiva ao peito. Por isso, escolhi o Einstein, ja sabendo que eles nao sao radicais.
Mas com o tempo, tudo foi melhorando. Ha apenas uma semana eh que o Dudu aprendeu a mamar sem o uso do protetor. Eu tentava de vez em quando ate que ele mamou direto, naturalmente. E a mamadeira, fui reduzindo ate que hoje em dia so precisamos de uma por dia, quando ja nao tenho mais leite no peito e ele continua berrando de fome. Sem neuras, a mamadeira tambem serve em situacoes em que eu nao estou por perto, como na tarde em que deixei o Dudu com a minha mae enquanto eu visitava meu marido no hospital.
Ja tentei ordenhar e armazenar. Mas comigo nao func ionou. Nao tenho excedente de leite a ponto de conseguir armazenar. Uma vez, ordenhei e logo em seguida tive que dar mamadeira com o leite ordenhado porque eu nao tinha mais leite no peito. Foi vantagem nenhuma! Outra vez, tentei ordenhar logo apos a mamada, mas a quantidade foi infima e eu joguei fora o leite ordenhado. Que desperdicio!
E nem sempre amamentar eh facil. As vezes doi muito, o leite empedra, o bico racha...
Faco de tudo para que o Dudu mame ao peito e receba anticorpos. Por isso, sempre insisti. Mas nunca vou julgar alguem que nao tenha conseguido amamentar.

Vida lá fora

A vida fora do utero nao e nada facil.
Antes, Dudu tinha tudo sem esforco: calor, aconchego, alimento e a minha companhia em tempo integral. Agora, ele sente frio ou calor, incomodo, fome... e carencia. Tem que chorar para conseguir se manifestar, sente dor com as colicas e quando toma vacina, tem que fazer esforco para se alimentar... Imagina quanta mudanca na vida dele?!
Estou querendo dizer que quando ele chora, eu quero atende-lo e pronto. Isso seria mimar? Ele so tem 6 semanas de vida. Nao posso querer que ele entenda uma bronca, ou que siga horarios ou regras. Por isso, se eu erro, tenho ao menos uma justificativa. Se voces pudessem ver a carinha dele curvando a boca e molhando o rosto de lagrimas, entenderiam que eu nao consigo negar carinho e aconchego. Nao da para dizer que eh manha...

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Na cama com o Dudu

Tudo comecou quando o Dudu passou a trocar o dia pela noite. Durante o dia, ele dormia que era uma beleza. Tentava acorda-lo de de tudo quanto era jeito. Ate agua na carinha dele eu passava. E coisas como manter todos os barulhos do dia, manter tudo claro, etc... Tudo o que ja li a respeito. Mas nada adiantava. Ja a noite, ele passava a madrugada acordado demandando atencao. Na maior parte do tempo, queria mamar e ficar no colo. Eu ninava com muito sacrificio e quando, enfim, ele adormecia, ia coloca-lo no berco e ele abria os olhoes! Fazia isso varias vezes durante a madrugada ate que eu nao aguentei o cansaco e o levei para a cama, ao meu lado, porque eu precisava me deitar e esticar as minhas costas. Foi ai que ele adormeceu. Entao, passei a deixa-lo dormir comigo, sempre que as minhas tentativas de leva-lo ao berco eram mal-sucedidas. E quando meu marido adoeceu e achavamos que era contagioso, ele passou a dormir no sofa e eu me senti ainda mais espacosa para acomodar o Dudu na cama. Foi assim que comecou o pessimo habito do Dudu dormir em nossa cama.
Todos os textos sobre cuidados com o bebe sao lindos na teoria. O correto e colocar o bebe no berco antes dele adormecer por completo... Comigo nao funcionou. Primeiro que nas primeiras semanas o bebe adormece mamando no colo. Nao da tempo de coloca-lo no berco antes dele cair no sono profundo. Alias, o bebe mais dorme que mama. Depois, se eu faco isso hoje, o Dudu abre o maior berreiro e perde o sono de vez por completo. Na verdade, fica com sono mas nao consegue mais dormir e fica chato mesmo. Ja tentei chupeta... Ele nao gosta. Uma ou outra vez a chupeta funcionou, mas na minha cama.
E isso. Estou criando o meu monstrinho. Todos me criticam. Minha mae, minha avo... Mas ontem eu deixei o Dudu por 3 horas com elas enquanto eu visitava o meu marido no hospital e elas enlouqueceram. Falaram que se manteriam firmes, mas ao primeiro berreiro logo cederam.
Meu marido disse que vai dar um jeito nele. Quero ver...

domingo, 22 de janeiro de 2012

Imprevisto

Dudu esta otimo, gracas a Deus. Fomos ao pediatra na quinta-feira e tudo esta bem. Dudu, com mais de 57cm e pesando quase 5,2kg. E eu que chorei tantas vezes porque ele havia perdido peso nos primeiros dias...
Mas, desde quinta, quem nao esta bem e o meu marido. Parecia herpes labial e ele passou a tomar antibiotico apos passar num PS. Tambem passou a dormir no sofa da sala, ja que o Dudu tem dormido parte da madrugada em nossa cama. Outro dia conto esta novidade... Mas piorou tanto que o meu marido voltou ao PS e acabou sendo internado hoje. E como eu nao posso levar o Dudu ao hospital, nem tenho com quem deixa-lo, meu marido esta sozinho... A minha cunhada foi quem passou em casa para pegar as coisas dele e leva-las ao hospital.
Coitado do meu marido! Tem que dividir a minha atencao, o espaco... Com o Dudu. Na verdade, Dudu ja tomou tudo isso e muito mais!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Feliz 2012!!!

Passo aqui rapidinho.
Confesso que eu não pretendia postar mais porque agora começamos uma nova fase. E quero dedicar todo o meu tempo ao Dudu. Por outro lado, meu marido e eu queremos preservá-lo de um exposição desnecessária.
Mas porque alguns me pediram notícias, senti-me na obrigação de compartilhar. Aliás, sinto um prazer enorme em dividir as minhas experiências com vocês.
O Natal foi o mais abençoado de nossas vidas com a vinda do Dudu. E o Reveillon, na casa dos meus pais com a família (enorme) toda foi ótimo.
Dudu cresce a olhos vistos, de altura (e vai pedendo roupas) e de peso. E pensar que eu chorei várias vezes porque ele havia perdido muito peso na maternidade... Dudu é um bebê muito fofo que faz caras e bocas. Dou muita risada e tiro muitas fotos. Pena que (ainda) estamos sem o notebook que teria o Photoshop...
Meu marido me ajudou demais enquanto estava de férias, em Dezembro. Agora, estou praticamente sozinha. Minha  mãe vm em casa de vez em quando, mas sinceramente, não me ajuda muito. O papel dela é babar em cima do netinho. Minhas irmãs também. Concorrem entre si como quem baba mais. E brigam por isso.
Eu tenho feito praticamente tudo (meu marido ainda me ajuda enquanto está em casa), mas não está nada difícil. É verdade. A grande dificuldade é apenas vencer o sono nas madrugadas que o Dudu tem trocado pelo dia. Fora isso, tudo tranquilo. Definitivamente, não preciso de babá.
Também mudei de ideia. Vou colocá-lo num bercário quando voltar a trabalhar. Nada de babá. Eu não posso depender de uma única pessoa que pode faltar, adoecer, ou mesmo não cuidar do Dudu adequadamente. Ao menos, a diarista eu arranjei outra.
O mais importante é que o Dudu está saudável e nós todos estamos muito felizes.
Ah, uma curiosidade: ao sair da maternidade eu praticamente perdi toda a barriga. Tive que comprar apenas calcinhas pós-parto (eu nem sabia que isso existia até a Dra. Percela sugerir). E em 10 dias perdi uns 9 a 10 kg. Ou seja, quase tudo. E eu achei que fosse ficar obesa para sempre, considerando a minha idade e o meu sedentarismo... Mas estou bem e nem penso muito nisso.