quinta-feira, 31 de março de 2011

Blastocistos

Hoje de manhã eu já estava cedo cumprindo os meus compromissos de trabalho, quando recebi a mensagem de que 3 blastocistos foram encaminhados para a array-CGH. Esperava um pouco mais, francamente. Afinal, 10 embriões haviam sido fertilizados há cinco dias. Agora estou torcendo para que ao menos dois deles passem na biópsia e sejam qualificados. Se os três passarem, terei um outro dilema que é quantos transferir para o meu útero. Ainda estou com medo de ter trigêmeos. Se a probabilidade é de 1% numa FIV convencional, pensando que eles serão transferidos já como blastocistos no 6º dia, após passarem pelo "teste de qualidade", as chances aumentariam muito mais! Li que a chance de engravidar numa situação dessas é de 80%, mas eu acho que consideraram 1 embrião apenas. Com três, fazendo os meus cálculos estatísticos, a probabilidade de ter trigêmeos seria de 51%! Eu não tenho estrutura nem saúde para isso! Mas só saberemos se terei este dilema amanhã, minutos antes da transferência... Aliás, foi marcada para 12h30.


Ainda bem que os meus embriões não estavam no meu útero hoje. Porque o que andei... para cima e para baixo! Ainda tenho um happy hour para ir daqui a pouco. Compromisso de trabalho, acredite.

quarta-feira, 30 de março de 2011

CGHa, mais uma novidade

Ai, quanta novidade!
Ontem, depois de trocar algumas informações em foruns e pesquisar na internet, descobri que há uma técnica relativamente nova de diagnóstico pré-implantacional chamada de CGHa.
"...esta nova técnica (CGH-array ou a-CGH) é mais eficaz, pois é capaz de detectar aneuploidias envolvendo todos os cromossomos em um único teste em uma fase mais adiantada de evolução embrionária, o blastocisto, no 5º dia após a fecundação (120 horas) o que permite a avaliação de um número maior de células (6 a 10 células) e consequentemente obter um resultado mais preciso. O PGD-a-CGH deve ser realizado pela remoção de células embrionárias empregando o uso de um laser que faz uma pequena abertura na região externa do blastocisto, chamada de trofectoderma, por onde se exteriorizam algumas células que são aspiradas delicadamente e encaminhadas ao laboratório de genética. Em 30 horas obtém-se o resultado, possibilitando a transferência embrionária no dia seguinte da realização do procedimento (6º dia de evolução). Esta biópsia pode ser considerada menos invasiva que o PGD-FISH, pois remove somente células da camada externa do embrião, o que implica em uma menor agressão ao futuro bebê."
Logo mandei uma mensagem no celular da enfermeira da clínica, ao que ela me respondeu que poderíamos conversar no dia seguinte. Além das vantagens técnicas, eu vejo ainda a vantagem (para mim) de fazer a transferência só na sexta-feira à tarde, influenciando ainda menos no meu trabalho.
Hoje, enquanto eu dirigia, ela me ligou e passou todos os detalhes, inclusive o preço (bem salgado)! Mas pensei que poderíamos, assim, evitar novos ciclos de FIV (economizando), se investíssemos agora nesta ferramenta. E, assim, decidi fazer a CGHa. Já passei no laborátório para assinar o contrato, já que era caminho para o meu trabalho. Tive vontade de pedir para "ver" os meus embriõeszinhos (alucinação minha), mas resisti. Mesmo porque não iria ver nada (e nem nunca alguém iria permitir uma insanidade dessas).
Lembrei-me de uma frase do José Alencar, ex-vice presidente da República, falecido ontem à tarde: "Seria tolice pensar que algo aconteceu comigo sem que Deus permitisse". Então, resta-nos confiar Nele.

terça-feira, 29 de março de 2011

Transferência adiada

Ontem à noite, abasteci a geladeira com frutas e outras guloseimas, preparando-me para quando eu tiver que ficar em repouso sozinha em casa.
Hoje cedo, antes de sair de casa, liguei para saber como estavam os meus embriões. Era muito cedo para saber e fiquei aguardando um retorno. Saí de casa sem saber se a transferência seria hoje ou não. Mas logo a seguir, me ligaram enquanto eu dirigia. Disseram que havia 6 embriões muito bons e que, por isso, esperaríamos mais 2 dias até a fase de blastocisto. Fiquei imensamente feliz. Sei que nesta fase mais posterior, as chances são maiores de se desenvolver para uma gravidez. Creio que nem o Dr. Arnaldo esperava por isso, considerando a minha idade "avançada". Perguntei se haveria alguma chance de fazer a transferência amanhã: sem chance; os embriões nem serão avaliados amanhã. Que bom! Porque amanhã eu tenho que estar no escritório à tarde. Na quinta, acho que é menos crítico, ainda mais se eu tiver que me ausentar só depois do almoço. Mas o horário só saberei amanhã mesmo. E sexta-feira, terei que continuar em repouso em casa. É ótimo porque ainda terei o fim de semana para descansar.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Morfologia dos embriões

Logo cedo recebi o telefonema da clínica. Eu estava no meu trabalho e não podia discutir muito ao telefone, nem falar certas palavras, como: embriões, transferência, blastocisto... Eu nem sei se não deixei escapar.
Eu estava tão nervosa que tentava me concentrar nos números, mas não sei se consegui registrar:
5 embriões estão com 5% de fragmentação (o que é ótimo);
5 embriões estão com 25% de fragmentação (não é bom);
6 embriões estão com 4 células (destes, 4 são os ótimos);
4 embriões estão com 2 células (destes, 1 é o ótimo).
Achei que já fôssemos agendar a transferência para amanhã, mas a enfermeira me disse que teríamos que continuar avaliando a evolução dos embriões e até haveria a possibilidade de aguardar até a fase de blastocisto e fazer a transferência só na quinta-feira. De todo o modo, ela vai me ligar amanhã de manhã.
A essa altura do campeonato, estou pouco preocupada com o dia que vou ter que me ausentar do trabalho. Na verdade, de quarta a sexta-feira, são todos dias críticos. Mas mais crítico e importante são os embriões que precisam do meu útero para sobreviver.

domingo, 27 de março de 2011

10 óvulos fertilizados

Assim que acordei, tive que colocar Utrogestan vaginal. Não gosto desses medicamentos que são colocados na vagina... Mas não posso reclamar, depois de tantas injeções.
Fiquei enrolando, enquanto aguardava uma notícia sobre os embriões. Enfim, ligaram para informar que nos 11 folículos, havia 11 óvulos maduros dos quais foram fertilizados 10. Fiquei muito feliz! Ao desligar o celular, contei ao meu marido que me olhava ansioso. Ele logo perguntou: e onde vão caber 10 bebês na sua barriga? Eu dei muita risada antes de explicar o que se daria nos próximos dias.
Passamos o dia falando dos 10 filhos. Tomamos café da manhã na padaria, fizemos um pouco de esteira depois... e passeamos no shopping.
Somos otimistas. Por isso, estamos um pouco preocupados em transferir 3 embriões e ter trigêmeos. Sei que há perdas até a data da transferência, mas será que 3 não seria demais? Como não tenho histórico nenhum de gravidez ou aborto, Dr. Arnaldo tomou como base o número máximo de embriões permitidos para a minha idade. Talvez não haja opção até lá, mas se houver, talvez a gente discuta isso melhor.

sábado, 26 de março de 2011

Coleta dos óvulos

Acordei à 1 da manhã e aproveitei que ainda podia para tomar um copo d`água. Depois, acordei às 6h30 e como não podia mais tomar nada, tentei dormir novamente. Enrolei um pouco e só cochilei no finalzinho, para levantar às 8h30. Não fui ao curso de Fotografia porque se eu inventasse atividades, poderia sentir mais sede. Para a coleta, eu teria que manter 8 horas de jejum total. Fiquei com muita sede...
Meu marido e eu fomos à clínica para coleta. Aguardamos quase 1 hora até eu, de fato, entrar no centro cirúrgico, onde Dr. Arnaldo e equipe me aguardavam. O anestesista me fez algumas perguntas no intuito de me distrair, mas eu já estava ficando com muita raiva dele porque ele não conseguiu localizar a minha veia e resolveu logo furar o dorso na minha mão. Tentei manter alguns minutinhos de conversa mais agradável com o Dr. Arnaldo, para me distrair da dor. Em um dado momento, o anestesista me perguntou se eu sentia a cabeça pesar. Arregalei os olhos e disse: não sinto nada! Estava com raiva por causa da minha mão. Mas segundos depois, senti, sim, o peso na cabeça: agora estou sentindo. Dr. Arnaldo perguntou ao anestesista: posso começar? Ele respondeu: não ainda. Depois disso, não me lembro mais de nada. Acordei (uns 20 minutos depois) com o Dr. Arnaldo ao meu lado dizendo: 11 óvulos. E isso é bom? É ótimo!
Voltei ao quarto para repousar e só então o meu marido foi chamado para fazer a parte dele. Fez e retornou em 5 minutos. Sentia-me tonta ainda, enquanto tomava Buscopan e mais um antibiótico no soro. Mas precisava sair logo de lá porque tinha hora na manicure. Meu marido saiu para o corredor a procurar alguém, e encontrou o próprio Dr. Arnaldo. Ele me perguntou se eu queria sair, ao que respondi que sim. Então, uma enfermeira tirou o soro e trouxe um lanche. Disse que eu podia sair assim que terminasse o lanche. Quando ela deu as costas, eu enfiei uma torrada na boca, e o restante na bolsa. Queria sair logo! Vesti-me e saí ao corredor à procura dela, já em frente ao elevador. Confesso que ainda me sentia zonza e fiquei com medo de desmaiar e ter que retornar ao quarto. Mas me segurei firme. E deu tempo de chegar à manicure a tempo.
Embora a enfermeira tenha me orientado a comer leve, só uma sopinha, almoçamos rodízio japonês, mas eu tive que abrir mão do sushi e do sashimi (por causa da toxoplasmose). Ao chegar em casa, fiquei deitada a tarde toda e meu marido foi trabalhar. Tive vontade de colocar a camisola, de ler revistas, de ligar o wi-fi e levar o netbook para a cama,... Mas tudo ficou só na vontade porque a preguiça foi maior. Consegui cochilar um pouco e resolvi levantar. Não sinto nenhum desconforto abdominal. A dor maior que sinto é na minha mão, quando aperto.
Daqui em diante, devo esperar o contato da enfermeira que dirá como os embriões estão evoluindo. Se Deus quiser, terei ao menos 3 bons para serem transferidos! Estou feliz por ter chegado até aqui!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Um dia sem medicamentos

Consultei as minhas receitas e mal posso acreditar que não tenho nenhum medicamento para tomar ou injetar hoje. Claro, continuo com as vitaminas C, E e ácido fólico, mas eles não contam...
Aproveitei o comecinho da noite para deixar ternos na lavanderia e cortar o cabelo no salão. Sinto-me mais leve; tirei uns 10 cm de comprimento!


Ah, sabe aquele photobook que encomendei há muito tempo? Chegou! Nunca mais compro nada desta loja: Youbook. Um absurdo o tempo de produção e entrega, e mais horrível o atendimento (ou a falta dele).
Daqui a pouco, preciso tirar o esmalte das unhas e comer algo. Amanhã, terei que me manter em jejum até o procedimento. Nem sei como vou aguentar ficar sem água. O ideal seria me levantar mais tarde, próximo do horário da coleta. Mas eu pretendo ir ao curso de Fotografia antes, mesmo que seja para ficar meia horinha.
Estou relativamente tranquila. E estou pensando na desculpa para faltar ao trabalho no dia da transferência, ainda mais numa data muito importante. Já tenho a linha de pensamento... Preciso apenas desenvolvê-la melhor.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Coleta agendada

A coleta dos óvulos foi agendada às 10hs30 de sábado. Tentei, mas não consegui agendar mais cedo. Estou pensando se vale a pena ir à primeira aula de Fotografia que começa às 9hs só para me apresentar e cumprimentar o professor. Já a manicure foi transferida para a tarde.
Hoje à noite, às 23hs30, devo injetar Ovidrel. Continuo com Cetrotide só até hoje, mas não preciso mais do Menopur. Ontem mesmo informei uma lista de outros medicamentos ao meu marido para que ele comprasse na internet. Queria que ele participasse um pouquinho mais...
Mas homem é homem. Eles são diferentes de nós, mulheres, na maneira de pensar, de agir e de sentir. Isso não significa que eles também não sofram com todo este processo. Depois que li o livro "Homens são de Marte, mulheres são de Vênus", há anos atrás, quando eu ainda era solteira, passei a compreender melhor as nossas diferenças e ter um relacionamento melhor com os homens. Recomendo!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Mais um pequeno avanço

Deu tempo de fazer tudo que havia planejado hoje. Por isso, acabo de chegar do dentista. Ninguém quer saber do dentista? Nem eu! Foi a última consulta, enfim. Espero não ter que retornar nos próximos seis meses.
Vamos ao que interessa: fiz o meu 5º ultrassom hoje. Meus folículos cresceram mais um pouco, mas ainda não haviam atingido os 18 mm. Mesmo assim, Dr. Arnaldo marcou a data da coleta dos óvulos! Será sábado. Não é a data que eu queria, mas mais uma vez não dá para controlar o tempo das coisas da vida. O que mais me preocupa mesmo é a data da transferência, quando de fato terei que ficar em absoluto repouso pelas 24 horas subsequentes e há um risco grande de coincidir com a data importante no trabalho. Já tenho que preparar uma boa desculpa; aliás, uma excelente desculpa! Mas também existe a grande possibilidade de fazer a transferência na terça-feira, o que me atrapalharia menos. Fazendo uma auto-avaliação, como já tenho 37 anos de idade, será difícil para os meus embriões avançarem muito fora do útero. Mas isso, só Deus sabe.
Se não fosse a preocupação com o meu (maldito) trabalho, agora seria só alegria! Afinal, consegui chegar na reta final da FIV! O que não havia conseguido no mês passado, é bom lembrar...
Já tenho algumas previsões. Vou colocá-las no cronograma, em breve.

terça-feira, 22 de março de 2011

De olho na agenda

Além de ficar de olho na minha própria agenda de compromissos, fico de olho na agenda do meu chefe também! Se a previsão do Dr. Arnaldo se concretizar, terei sorte de fazer a transferência de embriões quando o meu chefe estiver viajando. Ainda assim, terei que ter uma boa desculpa para não aparecer na empresa.
Mas para que tudo ocorra bem, preciso que os meus folículos cresçam logo, que atinjam 18 mm!
É engraçado como o tratamento não sai da cabeça, mesmo de forma inconsciente. Leio uma manchete no Valor Econômico: "Deserção de generais aprofunda protestos...", mas leio "progesterona". "Esperança" leio "esperma". Preciso me cuidar para não falar besteira.
Minha gripe melhorou um pouco, mas às vezes sinto dores no corpo e sono. Voltava para casa quando o trânsito parou num túnel. Eu cochilava cada vez que o carro parava. Depois acordava assustada e deslocava o carro 5 metros à frente, até parar novamente. Que perigo!

segunda-feira, 21 de março de 2011

"Dureza" de ovários!

Fiz o 4º ultrassom. Estava tão apreensiva... Parece que os meus folículos cresceram só um  pouquinho, quase nada. Dr. Arnaldo até comentou que os meus ovários eram "dureza", que precisavam de muito estímulo. Meus óvulos estavam alí, na tela do ultrassom, mas o tamanho dos folículos ainda deixavam a desejar. Perguntei-lhe se ainda assim, desta vez iríamos adiante. Ele certificou-me que sim, e preveu que a punção ocorreria na sexta-feira ou no sábado. E três dias depois, seria o transplante dos embriões: segunda ou terça-feira. Ai, ai, ai! Vai ficar em cima! Na quarta eu não posso faltar no trabalho. Na verdade, queria muito que os meus folículos atingissem o tamanho ideal logo e que eu pudesse fazer a punção na sexta-feira mesmo. Assim, eu também não faltaria no curso de fotografia que começarei neste sábado. Se tudo der certo, vou conseguir manter todos os compromissos. Saí da clínica mais confiante e esperançosa.
Como tenho que retornar na quarta-feira para mais um ultrassom, agendei mais cedo, para dar tempo de ir também ao dentista depois. Na verdade, não sei se vou conseguir chegar a tempo. Mas como ultimamente o Dr. Arnaldo não tem se atrasado muito, acho que vou conseguir comparecer às duas consultas. É impossível agendar dentista com menos de duas semanas de antecedência!
Fui cortar legumes há pouco e cortei uma boa lasca da minha unha com o esmalte vermelho! Não durou três dias inteiros...


Às vezes eu acho que quero demais: manter os compromissos, ter as unhas bem feitas, fazer cursos... e ainda ter um bebê lindo e saudável! Será que é pedir demais?

domingo, 20 de março de 2011

Almoço em família

Meu marido e eu costumamos almoçar na casa dos meus pais em domingos alternados. Hoje foi diferente. Fomos todos, inclusive a minha irmã solteira, ao litoral, à casa da minha irmãzinha casada. Conheci a casa reformada e fomos almoçar por lá, numa cantina. Pena que o dia estava chuvoso... Nada favorável para a minha recuperação. Aliás, a gripe só piorou hoje. E nem sei o que posso tomar ou não. Na verdade, eu não costumo tomar remédios à toa, mesmo porque eu tenho alergias contra alguns princípios ativos e corantes. Na dúvida, prefiro não tomar nada. Mas com isso, acabo sofrendo com mal-estar e outros sintomas. A verdade é que eu não sei o que é sintoma da gripe, ou o que pode ser sintomas dos hormônios. E como aumentei a dosagem ontem, pode ter me causado algum efeito.
Nada disso importa se o final for feliz! Apesar dos resultados do exame de sangue, ainda estou apreensiva. Amanhã, depois do ultrassom, talvez eu fique mais tranquila...

sábado, 19 de março de 2011

Que alívio!

Acabaram de me ligar da clínica para me dizer que os resultados estão muito bons! Ai, que alívio!

Resultados do exame de sangue

O resultado saiu na internet, mas como eu já havia imaginado, não sei interpretá-lo.

Estradiol - E2: 642 pg/mL
Progesterona: 0,26 ng/mL
Hormônio Luteinizante - LH: 2,0 UI/L

Como para cada fase do ciclo há um valor de referência, não consigo interpretar. Devo estar na fase folicular, mas com os hormônios que estou tomando, estes valores ficam um pouco loucos, creio eu. Por exemplo, o meu estradiol está estratosférico! Não sei se isso é bom ou ruim.

Referência para estradiol:
Fase Folicular : 12,5 a 166
Fase folicular : ND a 160
Fase Ovulatoria : 85 a 498
Fase lútea : 43,8 a 211
Pós-menopausa : até a 54,7

Liguei para a clínica, mas ninguém atende. Não vai ter jeito. Terei que passar o fim de semana sem saber. Claro, continuarei com esperança, tomando as injeções todas.

Os folículos, de novo!

Fui à clínica logo cedo fazer ultrassom. Desta vez, o meu marido me acompanhou. Mas as notícias não são boas: meus folículos pararam de crescer mais uma vez. Ainda, com alguma esperança, a dosagem de Menopur será aumentada a partir de hoje. Também fiz um exame de sangue para progesterona e estradiol. A enfermeira do laboratório teve dificuldade de encontrar a veia e me furou nos dois braços. Ainda queria furar o dorso da minha mão, mas eu não deixei!


O resultado sairá hoje à tarde, mas não sei se saberei interpretar ou se haverá alguém neste fim de semana para me ligar e orientar. De todo o modo, voltarei para um novo ultrassom na segunda-feira. Até lá, farei a minha parte.
Fui ao salão fazer as unhas... Queria hoje descansar em casa, mas terei que ir ao shopping fazer algumas coisas, enquanto o meu marido trabalha.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Injeção dupla

Desde que saí de casa hoje, eu já estava me sentindo exausta. Os sintomas da gripe resolveram aparecer. Não via a hora de chegar em casa. Com a garoa, o trânsito piorou muito, ainda mais numa sexta-feira.
Mas, enfim, cheguei! Preciso descansar bem este fim de semana para mandar a gripe embora. Li em algum lugar que haveria campanha para a vacinação da gripe, desta vez, envolvendo grávidas. Bem, ainda não estou. Nem sei se seria bom, nem se isso é verdade...
Não quero mais sair de casa hoje. Vou tomar uma sopinha bem quentinha para relaxar.


Mais tarde, tenho além do Menopur, o Cetrotide para aplicar. Este último sobrou no mês passado. Aliás, ainda tenho do ciclo anterior 18 comprimidos de Femara e 300 u.i. de Puregon. Não sei o que fazer com eles. Por enquanto, estão bem guardados. Espero, sinceramente, não precisar usá-los por um bom motivo.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Folículos maiores

Fui à clínica e quando vi um montão de carros no estacionamento, pensei que hoje iria esperar um bocado. Até pedi a senha do wi-fi na recepção e comecei a navegar no iphone. Mas, para a minha grata surpresa, não esperei nem 15 minutos para ser chamada. Então, fiz o meu 2º ultrassom. Dr. Arnaldo marcou seis folículos, mas eu acho que havia mais. Acredito que ele tenha registrado os maiores. Aliás, o maior deles já tinha 12 (milímetros?) de diâmetro. Ele dita e a assistente anota. Ao final, ele disse que estava evoluindo bem, melhor do que no mês passado. Saí de lá ainda mais confiante. Voltarei sábado, logo cedo. Vou atualizar o cronograma.
Como saí relativamente cedo de lá, fui ao supermercado. Cheguei em casa cansada e acho que vou ficar com bolhas no pé porque fiquei muito tempo em pé hoje, num evento que houve de manhã. Mas estou feliz!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Primeira necessidade

Talvez porque cheguei tarde ontem e dormi pouco, hoje acordei com dores no corpo e com o nariz congestionado. E estou assim até agora...
Para piorar, tive que visitar uma exposição à tarde e cheguei ainda mais tarde hoje. Nem preciso falar que de novo não passei no supermercado. Peguei o meu marido e fomos tomar um lanche na padaria e garantir o café da manhã de amanhã. Então soube que ele, sim, havia passado no supermercado... Comprou refrigerante, bolo e sorvete: ítens de primeira necessidade! Enquanto não temos verduras, legumes, pão, ovos, iogurte, queijo, etc.

E não sei se amanhã eu irei ao supermeercado porque terei consulta. Talvez eu não tenha ânimo, ainda mais um pouco adoecida como estou.

terça-feira, 15 de março de 2011

Preocupações domésticas

Tive um compromisso fora, a trabalho, e acabei chegando mais tarde em casa. Era para eu ter passado no supermercado, mas fiquei com preguiça. Passo amanhã...


Mas o que está sendo mais difícil é encontrar uma diarista. Tinha uma excelente que me deixou para trabalhar num escritório de advocacia. Tive outra razoável que me deixou para trabalhar num restaurante. Agora, estou tentando a terceira diarista depois que a última saiu e não está dando certo. Ela lava o chão do banheiro, mas não lava o box e nem a bancada da pia. Deixa marcas da própria digital nos espelhos e nas janelas. Onde já se viu isso? Eu já não sei a quem chamar. Principalmente quando a gente trabalha fora o dia todo, a pessoa tem que ser de confiança. Tem muita gente que se candidata, mas não tem referências. O pior é que elas sempre chegam impondo o salário e fazendo exigências. Está muito difícil! Fico imaginando que só deve piorar quando eu tiver que procurar por uma babá. Mas não quero antecipar problemas. Já tenho um agora para resolver. E não está nada fácil!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Trabalho e carreira

Se não fossem os compromissos de trabalho, eu estaria bem mais tranquila.
Em Janeiro, eu já não fiz o tratamento porque tinha um compromisso importante em que eu não poderia faltar. Em Fevereiro, meu tratamento de mini-FIV não foi adiante. E agora, em Março, tenho outros compromissos ao final do mês. Se coincidir a data da punção e da implantação com um desses dias, eu não sei ainda como vou explicar a minha ausência. Uma opção é contar toda a verdade. Neste caso, não sei como ela seria recebida. Talvez, eles pensem que eu poderia ter adiado o meu tratamento, que sou uma irresponsável! A outra opção é mentir, inventando uma ótima desculpa. Mas eu não sei mentir direito e sempre acho que vão descobrir depois. Aí, seria muito pior. Ai, que dilema!
Não foi a única razão, mas a minha gravidez foi adiada para privilegiar a minha carreira e o meu trabalho. Eu acredito que adiei demais! E agora, tenho que dar um basta. Mas na prática, o trabalho continua me causando preocupações. Agora entendo as mulheres que largam o trabalho para se dedicar ao tratamento para engravidar. Mas eu não posso fazer isso... Quando eu brinco dizendo que vou parar de trabalhar, o meu marido sua frio! A verdade é que para ter o relativo conforto e a estabilidade que temos hoje (nem sempre foi assim), precisamos do salário dos dois. E um dos fatores que nos deixam tranquilos para fazer o tratamento é justamente o financeiro. É antagônico: o trabalho preocupa, por um lado, e tranquiliza, por outro.


Falando em tratamento, ontem apliquei Menopur. Doeu um pouquinho durante a aplicação, mas logo passou. Será assim todas as noites, até quinta-feira. Aliás, terei consulta neste dia.

domingo, 13 de março de 2011

Estava mexendo neste fundo, mas ficou colorido demais. Deixa a gente até tonta!
Amanhã vejo isso, com mais calma. Agora está ficando tarde e eu preciso aplicar a injeção e dormir.
Pra quem ainda está aí, acordada, sugiro novos vídeos que postei. Vcs assistiram?
Bye-bye!

Um domingo com maridão

Nem sempre tenho um domingo inteiro com o meu marido. Mesmo quando ele está em casa, muitas vezes tem que trabalhar remoto, no computador ou no celular. Mas hoje tive ele ao meu lado o tempo todo. Acordamos tarde, tomamos café da manhã, saímos para caminhar na praça Vinícius de Moraes (em frente ao palácio do governo), tomamos água de coco... Almoçamos em casa, saímos para comer cupcake no shopping. Ok, ele deu uma passadinha de 5 minutos no escritório para pegar um documento. E assim, passamos o domingo.
Voltei a sonhar com o meu bebê. Na verdade, com os meus gêmeos. Estou louca? Trigêmeos acho demais, mas dois, acho que seria muito bom. Por isso, quando penso em nomes, penso em duplas. Às vezes, até em triplos. Recalculei no calendário as semanas, e imaginei eu e o meu marido, na 13a semana de gestação, fazendo compras do enxoval em Miami e em Nova Iorque. Dizem que depois do 1o trimestre, é possível reduzir os cuidados extremos, pois os riscos diminuem. Eu sempre sonhei muito alto. Mas nos últimos dias, eu havia parado. Agora, com mais confiaça, retornei aos meus delírios. Como é gostoso!


Daqui a pouco, aplicarei Menopur. Serão 3 embalagens de uma vez, para somar a dose de 225 u.i. de que preciso. Mas nem penso em sofrimento. Ao contrário, penso que este é o caminho para a felicidade!

sábado, 12 de março de 2011

FIV - o (re)começo

Depois de ir à manicure logo cedo, fui à clinica. Esperei quase duas horas para ser atendida (como de praxe), mas eu até que hoje estava bem paciente. Tive vontade de me deitar no sofá, enquanto esperava, mas me contive. Ao ser chamada, fiz o ultrassom. Perguntei ao Dr. Arnaldo: vamos recomeçar? Ao que ele respondeu: vamos terminar! E definiu os próximos passos. Notou que o meu mioma cresceu, mas disse que não precisaria fazer cirurgia. Grande alento... Vou atualizar a minha página com o cronograma desta FIV.
E assim, voltei para a casa mais confiante, com uma sacola cheia de Menopur*!


Almocei no shopping com o meu marido, passei no supermercado rapidinho e agora estou relaxando em casa, enquanto o meu marido foi trabalhar...
Desta vez, sinto-me mesmo menos ansiosa (por enquanto). Estou tranquila em relação ao uso dos medicamentos, à aplicação das injeções... Menos receosa com os efeitos colaterais. Um pouco preocupada com o calendário do trabalho e as minhas possíveis ausências.

* Menopur® (menotropina) é uma associação de hormônios naturais (hormônio folículo
estimulante – FSH e hormônio luteinizante – LH) que na mulher estimula o
crescimento do folículo (que é a estrutura onde o óvulo se desenvolve), sendo
utilizado em mulheres que possuam alguma insuficiência na produção de um, ou, de
ambos hormônios. Este estímulo é requerido na indução da ovulação em técnicas de
reprodução assistida. 

sexta-feira, 11 de março de 2011

Será TPM?

Hoje eu estava bem irritadinha. TPM? Sei lá. O fato é que a menstruação, enfim, chegou. Liguei para a clínica e me irritei ao marcar a consulta porque me deram apenas uma opção de dia e horário. Eu também fiz o mesmo: dei uma opção. Disse que eu iria amanhã, sábado, às 10h15 e pronto. Fui arrogante, sim. Mas eu estava irritada mesmo. Não tenho outra desculpa.
Para fechar o dia, mais uma consulta com a dentista. É incrível como dentista estimula todos os cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato) para o desagradável!
Mas o dia não acabou. Porque ainda tem a noite. Meu marido acaba de me ligar dizendo que está saindo agora do trabalho, o que é cedo, acredite. Então, vou esperá-lo para a gente sair a um barzinho, beber e petiscar algo. Para a noite fechar bem...
Mas eu não poderia deixar de comentar sobre o tsunami que devastou a costa nordeste do Japão. Imagens impressionantes... e tristes. Nestas horas, não dá para a gente focar só no nosso umbigo (ou no ventre).

quinta-feira, 10 de março de 2011

2 dias atrasada

Nada da minha menstruação. Meu ciclo que costuma ser de 28 dias nunca atrasou mais que 2. Desse jeito, vai atrapalhar todos os meus cálculos!

quarta-feira, 9 de março de 2011

Um monte de pequenas coisas

Hoje prenchi o tempo com um monte de pequenas coisas. Fui à escola fazer matrícula para o curso de fotografia (que decidi fazer), fui ao salão fazer tintura e permanente de cílios (enquanto posso), adesivei a geladeira (com o adesivo que, enfim, chegou), encomendei uma extensão para o fio do micro-ondas, comprei umas calcinhas, entre outras coisas. Ah, já ía me esquecendo: andei até na esteira! Só uns 3 quilômetros, mas é melhor que nada.


Isso tudo enquanto a minha menstruação (1 dia atrasada) não vem e eu não posso começar um novo ciclo.

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

Forte, mas sem perder a delicadeza. Firme, mas ainda assim, sensível. Única, mas multifuncional. Assim é a mulher... Parabéns a todas nós!

domingo, 6 de março de 2011

Outro passatempo

Outra coisa que gosto muito de fazer é ir ao cinema. Ultimamente, assisti ao Cisne Negro e, hoje, ao Discurso do Rei. O primeiro ficou muito abaixo das minhas expectativas; o segundo, um pouco, mas ainda assim, gostei e recomendo. Assisti a eles por causa do Oscar. Mas tenho cada vez mais a certeza de que o Oscar é uma condecoração inteiramente política, e pouco artística, como deveria ser.


Gosto de assistir no telão do cinema, mas depois, quando o filme é bom, assisto a ele novamente na TV ou no DVD (quando é muito bom). Não imagino a quantidade de filmes que já assisti no cinema. Algumas centenas, com certeza!

sexta-feira, 4 de março de 2011

O tempo das coisas

Pensei que fosse precisar de muito mais tempo, mas ontem mesmo (não era nem tão tarde), terminei o meu photobook. Mas para a minha decepção, houve um problema com o sistema da empresa fornecedora e eu não consegui enviar o meu arquivo para a impressão. Tentei hoje cedo, antes de sair de casa, mas nada! Fiquei bem preocupada, achando que eu havia caído em algum golpe (porque eu já havia pagado o serviço com cartão de crédito). Depois de muita confusão, o problema foi resolvido e eu acabo de enviar. E eu que queria fazer isso durante o Carnaval! Acabei terminando antes... Agora, terei que inventar outras atividades para me ocupar. Algumas obrigações eu já tenho, entretanto. E aquela outra compra que fiz, ainda não chegou. Definitivamente, a gente não controla o tempo das coisas. E isso serve para tudo na vida!


Mas nem tudo é contratempo. Apesar de ser véspera de feriadão, o congestionamento bater recorde e a garoa cair constantemente, o trânsito não judiou tanto de mim hoje. Acabei chegando muito antes à consulta com dentista e (milagre) fui atendida bem antes do meu horário!
Em tempo: Um ótimo Carnaval!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Meu hobby

Amo fotos. Amo tirar fotos, principalmente em viagens. Só não curto muito sair em fotos. Na verdade, sou muito crítica e nada fotogênica. Montar aquele personal book que comprei ontem pela internet está sendo muito divertido. O problema é que acabo dormindo muito menos do que eu gostaria. Se eu continuar neste ritmo, antes do Carnaval termino.


Quando pensei seriamente em ter um filho, também considerei a possibilidade de largar a minha carreira corporativa e ser empreendedora em algum negócio que me desse mais flexibilidade de horário. Não sei se de fato eu teria esta flexibilidade, mas uma ideia foi fotografar eventos. A partir dessa ideia de ter um plano B para o meu trabalho é que me senti confiante para ter um filho. Nada do que pensei pode acontecer, mas a verdade é que sempre acreditei que fosse praticamente impossível conciliar carreira e bebê. Talvez, por essa minha insegurança eu tenha adiado tanto este sonho. Mas depois que eu comecei a consultar um médico para um tratamento de fertilização, acabei deixando a fotografia de lado. Agora, voltei a pensar nela, na importância de fazer um curso mais técnico. Já tenho uma máquina semi-profissional. Também (acho que) tenho talento. E já vi um curso de 10 semanas, que começa no final deste mês. Mas fico pensando se não vai coincidir com alguma data importante do tratamento. Também uma desvantagem é que as aulas são sempre aos sábados. E eu detesto abrir mão do fim de semana. E teria que remanejar alguns compromissos. Devo considerar, entretanto, que seriam somente 10 semanas... Sinto que às vezes eu fico buscando um milhão de coisas para fazer ao mesmo tempo. Não sei se agora seria um bom momento para começar mais uma novidade. Vou pensar neste assunto um pouco melhor.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Mulher e ansiedade

Ainda não conheci nenhuma mulher que não fosse ansiosa! Atire a primeira pedra quem não tem um pingo de ansiedade.


Claro que todas que se encontram na situação de treinantes, seja com tratamento ou sem acompanhamento, estão ansiosas aguardando seus positivos. Fazem testes de farmácia dias antes do recomendado pelo fabricante do teste e, se dá negativo, repete quantas vezes for, na esperança de obter um resultado positivo.
Mas quem é ansiosa neste tipo de situação (o que é esperado), é ansiosa em outras situações também. Ok, confesso! Achei que eu não fosse, mas sou, sim, definitivamente.
Ontem fiz uma comprinha pela internet. Não contente, imprimi o comprovante de pagamento e enviei à empresa. Não era necessário, mas eu quis garantir o pedido. Prometeram 3 dias para entrega. Mas eu fiquei bem decepcionada quando não encontrei nada hoje na portaria.
Fiz outra comprinha na internet hoje. Será que além de tudo, estou me tornando uma consumidora compulsiva? Hoje comprei um personnal book, um livro de fotos que a gente mesmo monta. Como eu quero customizar cada página (e usar o mínimo do programa já pronto), vou precisar de muuuuuuuito tempo. Mas tudo bem, terei o Carnaval todo em casa, já que o meu marido trabalhará todos os dias do "feriado". Mas quem disse que eu vou aguentar até a semana que vem? Estou doida para começar a editar as fotos e as páginas!
Mudo o foco, mas a ansiedade é a mesma. O que vocês  fazem para contornar isso?

terça-feira, 1 de março de 2011

Março, o recomeço

Ultimamente, tenho sentido os dias se alongarem. Parece que quando a gente quer, o tempo não passa. Por isso, comemoro a chegada de um novo mês. Março significa para mim um novo ciclo, uma nova chance, um recomeço. Melhor, o começo de um sonho! Agora, é só aguardar o que todas as treinantes não querem ver: a menstruação.


Engraçado que ela recebe nomes diversos: monstra, red, etc... Para mim, será simplesmente o "início" (do ciclo, do sonho, da gestação...).